domingo, 5 de setembro de 2010

Educar, um ato de cidadania.




Chorrochó, pequeno pedaço do sertão nordestino, tinha uma pequena população, mas seus filhos ilustres queriam ver seu povo educado, e neste sentido, travou-se a luta em prol da criação de uma escola, que hoje é  lembrado por todos com muito carinho.
O COLÉGIO ESTADUAL SÃO JOSÉ, é um marco na história de Chorrochó e de todos os municípios dessa região.
Criado em 1963, foi pioneiro na região e para cá vieram alunos de vários lugares; Euclides da Cunha, Rodelas, Macururé, Curaça e outros.
Criado por Dorotheu Pacheco de Menezes, teve como primeiro diretor o Dr. Antonio Pacheco de Menezes Filho. Sua data de aniversário ficou registrada 19 de março, dia de São José.

2 comentários:

  1. Tenho muito orgulho de ser do CESJ, de ter construído laços de amizade e respeito com mestres e colegas, muito mais do que ter aprendido qualquer conteúdo.
    Keilla Belfort

    ResponderExcluir
  2. Aos professores e alunos do CESJ:
    Tive o prazer e a honra de estudar no São José. Guardo bons exemplos de meus grandes mestres: Maria Terezinha de Menezes, Maria Ita de Menezes, Maria Nicanor de Menezes Veras, Neusa Maria Rios Menezes, Maria Joselita de Menezes,Dr. Antonio Pacheco de Menezes Filho, etc.
    Convido a todos para participarem da comunidade Memorial DOROTHEU PACHECO, no orkut.Se puderem, leiam o livro "Dorotheu: caminhos, lutas e esperanças". Há exemplares em Chorrochó. O blog http://araujo-costa.blog.uol.com.br também tem artigos sobre Dorotheu e o site da Rádio Líder do Sertão FM publicou em 19.10.2010 uma notícia sobre ele. É bom que a juventude de hoje conheça a história daquele grande líder.
    Parabéns aos professores e alunos do CESJ. Todos vocês fazem parte de uma grande instituição de ensino.

    ResponderExcluir